Documentos Que Devem Ser Guardados Pelo Representante

Este é um dos procedimentos mais importantes que os representantes devem adotar no intuito de resguardarem para o futuro os seus direitos, quando ocorrer a rescisão do contrato de representação comercial: guardar e proteger todos os documentos relacionados à relação comercial com a representada.

Importante ressaltar que em uma ação judicial, o ônus da prova será do representante comercial, razão pela qual a importância de guardar todos os documentos pertinentes às vendas, relatórios de faturamento, de apuração das comissões, etc.. Vejam os documentos que normalmente são usados nas ações:

  • Cópia dos pedidos;
  • Notas fiscais;
  • Relatórios de comissões e de vendas;
  • Emails e Correspondências referentes a devoluções, descontos indevidos de comissões, devoluções, fretes, etc.

Vale lembrar que para o cálculo da indenização de 1/12 (um doze avos), bem como outros pedidos que serão objeto da ação judicial, as provas documentais terão fundamental importância para a comprovação dos fatos alegados pelo representante.

Todos sabem que a característica do representante é a atuação em campo, na “estrada”, em busca de vendas e no atendimento aos clientes, pois estas são suas obrigações: contratual e legal. Entretanto, embora muitos não lidem bem com a burocracia dos escritórios, é importante o registros das suas relações profissionais, pois compõem parte da sua história e do seu passado profissional.

Portanto, de extrema importância que cada um destine um tempo para cuidar da sua documentação. Ela poderá ser vital para a garantia e comprovação dos seus direitos. Pensem nisso!

Oriente-se sempre! Leia outras matérias em nosso site e redes sociais e assista aos vídeos no You Tube.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *