Documentos Que Devem Ser Guardados Pelo Representante

Este é um dos procedimentos mais importantes que o representante deve adotar quando quiser conservar e proteger seus direitos; quando ocorrer a rescisão do contrato de representação comercial: guardar e proteger todos os documentos relacionados à relação comercial com a representada.

Quais Documentos Devem Ser Guardados?

Em uma ação judicial, o ônus da prova será do representante comercial, por isso é importante que sejam guardados todos os documentos pertinentes às vendas, relatórios de faturamento, de apuração das comissões, etc.. Vejam os documentos que normalmente são usados nas ações:

  • Cópia dos pedidos;
  • Notas fiscais;
  • Relatórios de comissões e de vendas;
  • Emails e Correspondências referentes a devoluções, descontos indevidos de comissões, devoluções, fretes, etc.

Os Documentos de Hoje, se Tornarão as Provas de Amanhã

Vale lembrar que para o cálculo da indenização de 1/12 (um doze avos), bem como outros pedidos que serão objeto da ação judicial, as provas documentais terão fundamental importância para a comprovação dos fatos alegados pelo representante.

Todos sabem que a característica do representante é a atuação em campo, na “estrada”, em busca de vendas e no atendimento aos clientes, pois estas são suas obrigações: contratual e legal.

Entretanto, embora muitos não lidem bem com a burocracia dos escritórios, é importante o registros das suas relações profissionais, pois compõem parte da sua história e do seu passado profissional.

Clique na imagem ou aqui para acessar

A Melhor Forma de Evitar a Burocracia é Seguindo-a

Portanto, é de extrema importância que cada um destine um tempo para cuidar da sua documentação. Ela poderá ser vital para a garantia e comprovação dos seus direitos. Pensem nisso!

Oriente-se sempre! Leia outras matérias em nosso site, redes sociais e vídeos no YouTube.

Quer Receber Nossos Artigos Exclusivos?

Preencha este formulário que iremos lhe enviar nossos artigos por e-mail assim que publicados!

Erro: este formulário não existe. Volte para a página de configuração de formulários e selecione outro formulário.” description=”0″ custom_description=”Formulário inicial de teste” ajax=”0″ recaptcha=”0″ recaptcha_lang=”” recaptcha_type=”” recaptcha_theme=”” recaptcha_size=”” recaptcha_data_callback=”” recaptcha_expired_callback=”” inline=”0″]

Venha conhecer nossas outras matérias exclusivas nos links abaixo:

Um comentário

  1. olá, boa noite

    tenho uma empresa de representação comercial, no seguimento de moto peças, e esta com as ducumentação bem atrasadas em geral

    a pergunta e !
    tem como colocar ela em dias, porque tenho mudado sempre de contador, e todos dizem que não compensa, e já tem mais de 15 anos que tenho empresas , que ainda tenho contrato de representação por minha empresa , e não queria perder ela , por ser uma empresa já conhecida , perante aos meus clientes , ativo.

    aguardo

    isaias pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *